Como melhorar sua mente

A um tempo atras eu li um livro chamado Mindset. Esse livro de certa forma me ajudou a melhorar minha forma de pensar sobre preparação mental. Não posso deixar de comentar o trabalho incrível da minha psicóloga esportiva, Liliane.

Toda linha de raciocínio a ser descrita a seguir tem influência de ambas as partes. A Liliane como profissional me orientando e eu como aluna/aprendiz/paciente buscando o aprendizado.

Comecei a me questionar o que faltava para eu ser campeã. Eu tinha um treinamento de qualidade, alimentação balanceada, descanso apropriado e as coisas não saiam da forma como eu planejava.

Eu vivia no mundo perfeito, com as condições perfeitas. Faltava alguma coisa.. A resposta veio ao entender que o mindset de um campeão diz mais respeito a como eles respondem a adversidade. Quando as coisas começam a dar errado, eles conseguem lidar facilmente com a situação. O problema não é ter um problema e sim como você reage a ele.

Durante meu treinamento eu comecei a me colocar em situações de dificuldade, obrigando a minha mente a não desistir e dar a volta por cima. Entendi que ganhar todos os rounds durante meu treinamento não me fazia a melhor, me fazia a menos preparada. Comecei, de certa forma, ensaiar meu erro. Me preparar para pensar rápido para agir diante a dificuldade e as coisas começaram a mudar…

Junto com tudo isso veio o entendimento do coração. Eu comecei a questionar meu coração se eu estava ali 100% focada. Se eu estava treinando 100% dedicada. Percebi que não. Percebi que frequentemente eu estava trabalhando na minha zona de conforto. E ai chegou a parte do sufoco. A parte de tirar la de dentro tudo que você tem para dar. Eu chorava treino após treino. Chorava por me cobrar, chorava por perder, chorava por achar impossível eu conquistar meus sonhos..

O choro ainda vem até hoje, ele faz parte do processo de entendimento do ego, de como lidar com o medo e com sua frustração…

Você tem que se dedicar diariamente para se tornar um pouco melhor. Quando você se dedica, a tarefa de se tornar um pouco melhor todo os dias durante certo período, você se torna MUITO melhor.

Quando você for para campeonatos não exija um campeonato sem erros. Você exigir uma preparação total, um esforço total. Pergunte-se: “Eu me esforcei ao máximo?” “Eu me preparei da melhor forma?”.

Quando você atingir o sucesso tome cuidado. Pensar que você é um sucesso faz com que você esqueça a disciplina e o trabalho que te fez chegar ao sucesso. Este nos amolece, transforma a pessoa mais ambiciosa em complacente e descuidada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *